SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Revisão integrativa sobre a prática infracional na adolescência (2005/2014)"Minha pior experiência escolar": Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

NASCIMENTO, Marília Noronha Costa do  e  OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Ações das equipes volantes de CRAS no interior do Rio Grande do Norte. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 122-132. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180013.

As equipes volantes de CRAS surgiram para viabilizar o acesso das famílias que vivem em regiões de difícil acesso ou grande espalhamento territorial aos serviços socioassistenciais. Investigou-se como as ações dessas equipes respondem às demandas de seus territórios no Rio Grande do Norte. Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com equipes de sete municípios. Devido à falta de infraestrutura e quantidade de comunidades rurais espalhadas pelos territórios, a presença das equipes nas áreas rurais se torna esporádica, fragilizando a continuidade das ações. O conhecimento das profissionais sobre a realidade dos territórios é precário, pois a busca pelas demandas é assistemática. Entretanto, algumas equipes realizam ações que buscam romper com os limites e práticas assistencialistas, promovendo articulações com equipamentos e movimentos sociais que estão mais próximos às famílias.

Palavras-chave : política social; intervenções psicossociais; ambientes rurais; áreas de pobreza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License