SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Acciones de los equipos móviles de CRAS dentro del Rio Grande do NorteAnálisis de la red de apoyo y del apoyo social en la percepción de usuarios y profesionales de la protección social básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de  y  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. "Minha pior experiência escolar": Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantes. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 133-144. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180014.

O objetivo desse estudo foi descrever as piores experiências escolares vivenciadas por estudantes, apontando a frequência e a duração desses eventos, os principais autores da violência, bem como as características dos alvos de violência (idade, série, tipo de escola). Para tanto, 691 estudantes universitários de ambos os sexos (média de 21,1 anos) responderam a uma versão traduzida e adaptada para o Brasil do instrumento retrospectivo Student Alienation and Trauma Survey - R. Os tipos de piores experiências mais frequentes foram violência relacional (35,7%) e verbal (27,4%). As meninas sofreram com mais frequência violência verbal, relacional e sexual e os meninos violência física e disciplina injusta; sendo que os autores da violência foram, em sua maioria, estudantes do sexo masculino. A idade média de ocorrência das experiências foi 12,3 anos, e 10,5% dos participantes apontaram que a pior experiência durou "anos". Tais dados contribuem para a caracterização da violência escolar no Brasil, reforçando a urgência de intervenções.

Palabras clave : violência escolar; experiência de vitimização; bullying.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License