SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Mi peor experiencia escolar: Caracterización retrospectiva de victimización de los estudiantesAnálisis estructural del pensamiento normativo y contra normativo de consejeros municipales de adultos mayores sobre preparación para vejez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

PIZZINATO, Adolfo et al. Análise da rede de apoio e do apoio social na percepção de usuários e profissionais da proteção social básica. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 145-156. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180015.

Este artigo analisa articulações da Rede de Apoio e de diferentes funções do Apoio Social de usuários da Proteção Social Básica, através da percepção de trabalhadores do CRAS e de seus usuários, em Porto Alegre (RS). As entrevistas foram analisadas através da Análise Temática e os resultados codificados, contrastando as percepções de profissionais e de usuários. Os resultados indicam um enfraquecimento precoce de vínculos familiares e um reordenamento da Rede de Apoio, através de novos vínculos com a família extensa e a comunidade, como estratégia de enfrentamento, na história de vida dos usuários. Em relação aos sistemas informais, as instituições religiosas são relacionadas com o apoio material, enquanto que nos sistemas formais os profissionais da assistência social desempenham uma importante fonte de apoio emocional, destacando-se nas narrativas tanto de usuários como dos profissionais.

Palabras clave : apoio social; rede de apoio; proteção social básica; assistência social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License