SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2"Minha pior experiência escolar": Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantesAnálise estrutural do pensamento normativo e contranormativo de conselheiros municipais do idoso sobre a preparação para velhice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PIZZINATO, Adolfo et al. Análise da rede de apoio e do apoio social na percepção de usuários e profissionais da proteção social básica. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 145-156. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180015.

Este artigo analisa articulações da Rede de Apoio e de diferentes funções do Apoio Social de usuários da Proteção Social Básica, através da percepção de trabalhadores do CRAS e de seus usuários, em Porto Alegre (RS). As entrevistas foram analisadas através da Análise Temática e os resultados codificados, contrastando as percepções de profissionais e de usuários. Os resultados indicam um enfraquecimento precoce de vínculos familiares e um reordenamento da Rede de Apoio, através de novos vínculos com a família extensa e a comunidade, como estratégia de enfrentamento, na história de vida dos usuários. Em relação aos sistemas informais, as instituições religiosas são relacionadas com o apoio material, enquanto que nos sistemas formais os profissionais da assistência social desempenham uma importante fonte de apoio emocional, destacando-se nas narrativas tanto de usuários como dos profissionais.

Palavras-chave : apoio social; rede de apoio; proteção social básica; assistência social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License