SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Análise da rede de apoio e do apoio social na percepção de usuários e profissionais da proteção social básicaO gênero no comportamento suicida: Uma leitura epidemiológica dos dados do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

FERNANDES, Janaína da Silva Gonçalves  e  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Análise estrutural do pensamento normativo e contranormativo de conselheiros municipais do idoso sobre a preparação para velhice. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 157-167. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180016.

O objetivo desta pesquisa foi identificar como se organizam as representações sociais e elementos que indicam uma zona muda de conselheiros municipais do idoso sobre preparação para velhice. Participaram 72 integrantes de Conselhos Municipais de Direitos do Idoso de seis municípios da grande São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se Técnica de Evocação Livre de Palavras hierarquizada em situações de coleta normal e de substituição, a partir do termo indutor "preparação para velhice". Os dados foram analisados pela Análise Prototípica, com apoio do software IRAMUTEQ. Confirmou-se centralidade do elemento "saúde" na situação normal e na situação de substituição o mesmo foi considerado elemento periférico sobre ativado. Na periferia comum destacou-se possibilidade de zona muda que não aceita e não reconhece o próprio envelhecimento. Considerou-se existência de estereótipos negativos relacionados à velhice.

Palavras-chave : idosos; políticas públicas; representação social; velhice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License