SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O gênero no comportamento suicida: Uma leitura epidemiológica dos dados do Distrito FederalCorpos deslocados: Relações entre política, estética e ativismo ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BRAGA, Ana Paula de Araujo et al. Produção científica sobre psicologia dos desastres: Uma revisão da literatura nacional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 179-188. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180018.

As notícias sobre a ocorrência de desastres têm-se tornado parte do cotidiano das brasileiras e brasileiros nos últimos anos, dada a elevada quantidade de eventos climáticos extremos agravados pela degradação ambiental e problemas sociais severos. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura científica produzida no Brasil sobre a Psicologia dos Desastres, a fim de se conhecer como o evento e os fenômenos sociais inerentes a ele estão sendo tomados como objeto de estudo pela Psicologia, dando enfoque aos desastres socioambientais. A revisão recuperou 11 artigos nas bases de dados Bireme e SciELO, considerando como critérios de inclusão: artigos produzidos no Brasil, temporalidade entre 2005 a 2015 e que discutissem apenas desastres socioambientais. Os resultados mostram que o desastre ainda é um desafio para o estudo da psicologia, existindo poucos estudos que são em sua maioria teóricos. Observa-se que existe um campo profícuo para a construção do conhecimento na temática.

Palavras-chave : psicologia; risco; vulnerabilidade; desastre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License