SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Interfaces entre o trabalho e a família: Questões conceituais e empíricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PEREIRA, Ricardo Mendes Gomes; SOUZA, Wânia Cristina de; PONTES, Marta Kerr  e  SILVA, Ana Idalina de Paiva. Impacto da Anosognosia Associada à Demência de Alzheimer na Qualidade de Vida de Cuidadores. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 201-211. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180020.

A Demência de Alzheimer (DA) apresenta como um dos sintomas a anosognosia, um prejuízo na capacidade de o indivíduo julgar alterações decorrentes da doença. Relaciona-se a diversos comprometimentos cognitivo/comportamentais e é apontada como tendo significativo impacto sobre a qualidade de vida (QV) dos cuidadores. Avaliamos o impacto da anosognosia relacionada à DA sobre QV de cuidadores. Foram avaliados 50 pares paciente-cuidador com Exame Cognitivo de Addenbrooke, Questionário de Demência Ampliado e Escala de QV na DA. Observamos que cuidadores de pacientes com sinais de anosognosia apresentavam menores escores de QV, sendo que pacientes com sinais de anosognosia apresentam pior desempenho cognitivo. Escores de anosognosia e QV apresentaram correlação negativa, enquanto QV e quadro cognitivo apresentou correlação positiva. Controlando o funcionamento cognitivo, observamos que a anosognosia apresenta maior impacto na QV em indivíduos com quadro cognitivo mais grave.

Palavras-chave : demência de alzheimer; qualidade de vida; cuidadores; anosognosia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License