SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Impacto da Anosognosia Associada à Demência de Alzheimer na Qualidade de Vida de CuidadoresEscala de Sobrequalificação Percebida: Adaptação e evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AGUIAR, Carolina Villa Nova  e  BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt. Interfaces entre o trabalho e a família: Questões conceituais e empíricas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 212-223. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180021.

O estudo das interfaces entre o trabalho e a família tem sido conduzido a partir de duas perspectivas antagônicas: de um lado, encontra-se a abordagem do conflito trabalho-família, linha tradicional de pesquisa que considera que as demandas advindas do trabalho e da família são em geral incompatíveis; de outro lado, encontra-se a perspectiva que considera que o acúmulo de papéis ocupacionais e familiares podem ser benéficos para os indivíduos em ambas as esferas da vida. O presente artigo teve o objetivo de caracterizar as duas principais perspectivas teóricas que dominam a pesquisa sobre as interfaces trabalho-família, destacando como problemas conceituais ainda presentes em ambas as vertentes se traduzem em problemas de mensuração, especialmente em pulverização de instrumentos de medida. Considera-se que o trabalho foi capaz de apontar importantes direcionamentos para futuros estudos que envolvam as interfaces entre trabalho e família, de modo a contribuir com o desenvolvimento da área.

Palavras-chave : trabalho; família; conflito; equilíbrio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License