SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Interfaces entre o trabalho e a família: Questões conceituais e empíricasSaúde mental e trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GONCALVES NETO, João Moreira  e  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Escala de Sobrequalificação Percebida: Adaptação e evidências de validade. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 224-235. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180022.

Sobrequalificação percebida é a situação na qual o indivíduo se percebe possuidor de qualificação maior do que aquela exigida por seu trabalho. Tal situação tem sido encontrada relacionada a atitudes negativas e comportamentos indesejados no trabalho. No Brasil, não há instrumentos para mensuração da sobrequalificação percebida. O objetivo deste estudo foi adaptar uma escala de sobrequalificação percebida e analisar suas evidências de validade. A escala foi traduzida e retrotraduzida, e aplicada a 222 trabalhadores. Análise fatorial exploratória encontrou uma solução hierárquica (dois fatores de primeira ordem e um de segunda ordem). Análise fatorial confirmatória, em amostra de 265 trabalhadores, deu suporte à solução hierárquica, embora com ajustamento pobre. A versão brasileira apresentou evidências de validade e confiabilidade para mensuração da sobrequalificação percebida. Sugeriram-se novos estudos para testar a estrutura fatorial em outras amostras.

Palavras-chave : psicometria; análise fatorial; medidas de atitude; atitudes do empregado; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License