SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Scale of Perceived Overqualification: Adaptation and Validity EvidencesEvidence of validity of the inventory of perceptions of attitudinal barriers at work by people with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MOREIRA, Daniela Zanoni  and  RODRIGUES, Maria Beatriz. Saúde mental e trabalho docente. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 236-247. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180023.

Este estudo examina causas do absenteísmo por doença de professores em um município do Rio Grande do Sul. Parte de uma pesquisa documental sobre licenças-saúde concedidas durante um ano e a complementa com entrevistas com professores afastados no período. Foram realizadas análises estatísticas dos dados de prontuários de professores afastados, assim como a análise textual das entrevistas. Constatou-se que 50% dos professores esteve afastado do trabalho por transtornos mentais e comportamentais, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), principalmente transtornos depressivos leves e graves. Os afastamentos podem estar relacionados com a violência nas escolas, além de problemas estruturais e de gestão de recursos, principalmente sobrecarga de trabalho por falta de efetivo, estrutura física inadequada e insuficiente, falta de apoio da gestão, entre outros. A investigação dos afastamentos por doença pode auxiliar na identificação de riscos e na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os professores.

Keywords : saúde mental; trabalho docente; adoecimento no trabalho; absenteísmo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License