SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Mental health and teachingIdeology and meaning of work to self-employed workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

DIAS, Gleice Noronha; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de  and  TETTE, Raissa Pedrosa Gomes. Evidências de validade do inventário de percepção de barreiras atitudinais no trabalho por pessoas com deficiência. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 248-258. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180024.

O objetivo deste estudo é relatar o processo de construção e testes iniciais para identificar evidências de validade do Inventário de Percepção de Barreiras Atitudinais no Trabalho por pessoas com deficiência (IBAT-PD). Realizaram-se dois estudos: (1) a construção do inventário, a avaliação de adequação da representação do construto por meio da análise fatorial e a análise da consistência interna; (2) avaliação de evidências de validade convergente do IBAT-PD com o construto de socialização organizacional. No primeiro estudo foi realizado um survey com 54 pessoas com deficiência de várias regiões do país. No segundo estudo, foi realizada uma investigação com 17 funcionários com deficiência de sete prefeituras municipais mineiras. A análise fatorial indicou uma solução unifatorial para o instrumento. Os resultados demonstraram correlações de forte magnitude entre os construtos, indicando que, apesar de serem necessários estudos com amostras maiores, o IBAT-PD tem características que referendam sua utilização em situações de trabalho.

Keywords : deficiência; socialização; barreiras; inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License