SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Saúde mental e trabalho docenteA ideologia e o significado do trabalho para trabalhadores por conta própria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DIAS, Gleice Noronha; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de  e  TETTE, Raissa Pedrosa Gomes. Evidências de validade do inventário de percepção de barreiras atitudinais no trabalho por pessoas com deficiência. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 248-258. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180024.

O objetivo deste estudo é relatar o processo de construção e testes iniciais para identificar evidências de validade do Inventário de Percepção de Barreiras Atitudinais no Trabalho por pessoas com deficiência (IBAT-PD). Realizaram-se dois estudos: (1) a construção do inventário, a avaliação de adequação da representação do construto por meio da análise fatorial e a análise da consistência interna; (2) avaliação de evidências de validade convergente do IBAT-PD com o construto de socialização organizacional. No primeiro estudo foi realizado um survey com 54 pessoas com deficiência de várias regiões do país. No segundo estudo, foi realizada uma investigação com 17 funcionários com deficiência de sete prefeituras municipais mineiras. A análise fatorial indicou uma solução unifatorial para o instrumento. Os resultados demonstraram correlações de forte magnitude entre os construtos, indicando que, apesar de serem necessários estudos com amostras maiores, o IBAT-PD tem características que referendam sua utilização em situações de trabalho.

Palavras-chave : deficiência; socialização; barreiras; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License