SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Evidências de validade do inventário de percepção de barreiras atitudinais no trabalho por pessoas com deficiênciaA criança em Instituições de Acolhimento: O que dizem as pesquisas científicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

COELHO-LIMA, Fellipe  e  BENDASSOLLI, Pedro F.. A ideologia e o significado do trabalho para trabalhadores por conta própria. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 259-270. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180025.

O objetivo dessa pesquisa é analisar as características da ideologia no trabalho por conta própria a partir dos significados atribuídos ao trabalho por trabalhadores nessa situação. Realizou-se 11 entrevistas em profundidade com feirantes do Shopping de Pequenos Negócios do Alecrim, em Natal, Brasil. Obteve-se que é comum entre os entrevistados terem realizado trabalho infantil, serem oriundos de famílias de baixa renda e ter sido inserido em trabalhos precarizados. No trabalho atual, estabelecem relações contraditórias de competição e cooperação entre os demais feirantes e planejam continuar nessa atividade indefinidamente. Eles significam o trabalho como uma fonte de dinheiro e de ocupação do tempo, o trabalho assalariado como lugar de humilhação e o trabalho por conta própria como forma de realização de suas demandas. Esses significados desempenham três funções ideológicas: fixação dos trabalhadores nessa condição de trabalho, impedimento de construção de uma consciência de classe e crítica ao trabalho assalariado.

Palavras-chave : trabalho informal; ideologia; marxismo; psicologia histórico-cultural; significado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License