SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Global climate changes: Perception bias, time and spaceSexuality and mental health: Constructing meanings among CAPS users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MASSOLA, Gustavo Martineli  and  SVARTMAN, Bernardo Parodi. Enraizamento, tempo e participação na Psicologia Ambiental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 293-305. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180028.

A noção de enraizamento na Psicologia Ambiental apresenta caráter polissêmico, delimitando um campo de discussão importante nesta área de conhecimento. De maneira geral, as definições enfatizam a importância do passado e da recorrência dos ambientes vividos na constituição da identidade pessoal e coletiva. O objetivo deste trabalho é colaborar com uma definição mais rigorosa deste termo. Para isso, analisa-se seu uso por autores centrais deste campo do conhecimento e procura-se comparar alguns dos sentidos presentes em suas obras. Defende-se que a ênfase no quadro temporal passado e na recorrência dos lugares representa um viés identitário limitador, o que permite propor que o enraizamento implica a participação ativa em uma coletividade, de modo a articular passado, presente e futuro em projetos coletivos significativos para o indivíduo e seu grupo.

Keywords : psicologia ambiental; territorialidade; perspectiva de tempo; participação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License