SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Enraizamento, tempo e participação na Psicologia AmbientalSentidos de saúde e adoecimento na experiência de familiares de desaparecidos forçados do conflito armado colombiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DETOMINI, Vitor Corrêa  e  RASERA, Emerson Fernando. Sexualidade e saúde mental: Construindo sentidos com pessoas usuárias de um CAPS. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 306-316. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180029.

A saúde sexual de pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes não se mostra uma temática de grande investimento dos profissionais de saúde no Brasil, e raros são os estudos realizados com essa população. O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos sobre sexualidade de pessoas usuárias de serviço de saúde mental negociados em oficinas de sexualidade. Foram realizadas 10 oficinas sobre sexualidade, com 43 usuários de um CAPS. A coleta de dados se deu por meio de áudio-gravação das oficinas e, posteriormente, sua transcrição, leitura atenta e análise por meio de categorias. Uma variedade de sentidos acerca da sexualidade pôde ser notada, relacionadas a: sentidos acerca da sexualidade; questões de gênero; informação, prevenção às IST/AIDS e direitos; e medicação e controle da sexualidade no CAPS. A pesquisa destaca a necessidade da discussão da sexualidade nos serviços de saúde mental, de forma a compreender, discutir e informar as pessoas usuárias.

Palavras-chave : sexualidade; saúde mental; CAPS; oficinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License