SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Sexualidade e saúde mental: Construindo sentidos com pessoas usuárias de um CAPSTratamentos ofertados em Comunidades Terapêuticas: Desvelando práticas na Amazônia Ocidental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PATINO, Rafael Andrés  e  LAMEGO, Gabriela. Sentidos de saúde e adoecimento na experiência de familiares de desaparecidos forçados do conflito armado colombiano. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 317-324. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180030.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa centrada na experiência traumática de familiares de vítimas de desaparecimento forçado no contexto do conflito armado colombiano, focando nas tentativas de produção de sentido sobre o desaparecimento do ente querido e nas diversas formas em que a experiência violenta se relaciona com a percepção da própria saúde, do corpo e dos processos de saúde/doença. Participaram do estudo 16 mulheres, atendidas por um programa de apoio às vítimas da violência. Foram utilizadas distintas técnicas de produção de informação: entrevistas em profundidade e grupos de discussão. A análise do material discursivo permitiu concluir que para as participantes da pesquisa os mais variados agravamentos de saúde estão relacionados com o desaparecimento do ente querido. Ao mesmo tempo, o adoecimento é atribuído e associado à experiência violenta como uma manifestação da lembrança carregada de angustia do ente querido que sobrevive no psiquismo.

Palavras-chave : violência; saúde; trauma psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License