SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Sentidos de saúde e adoecimento na experiência de familiares de desaparecidos forçados do conflito armado colombiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, Leila Gracieli da; TOFOLI, Luís Fernando  e  CALHEIROS, Paulo Renato Vitória. Tratamentos ofertados em Comunidades Terapêuticas: Desvelando práticas na Amazônia Ocidental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 325-333. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180031.

Este artigo apresenta as atividades empregadas por Comunidades Terapêuticas (CTs) como tratamento para transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas na capital de Rondônia, Porto Velho. Para coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, elaborado com base em pesquisas na literatura especializada e nas legislações norteadoras, aplicado em 18 instituições CTs. Os resultados evidenciaram predomínio de instituições filantrópicas em detrimento de serviços públicos; escassez de profissionais especializados; taxas elevadas de abandono do tratamento; maior oferta de atendimento para homens; terapêuticas centradas em práticas religiosas e na abstinência como meta terapêutica; ausência de critérios de ingresso, elegibilidade, alta e pós-alta; além da desarticulação com a rede de saúde mental. Por fim, estes dispositivos carecem de intervenções coordenadas que englobem desde o mapeamento e cadastro das CTs até capacitações, planejamento, avaliação e monitoramento - priorizando a eficácia dos protocolos clínicos e a oferta de serviços humanizados - tal qual devem ser quaisquer serviços de saúde.

Palavras-chave : transtornos relacionados ao uso de substâncias; comunidades terapêuticas; tratamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License