SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Relations between Leadership and Workplaces Bonds: A study in a courtAnxiety and depression: the world of teaching work and psychological exhaustion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

LOTTERMAN, Fernanda; GIONGO, Carmem Regina  and  OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de. "A dor ensina a gemer": a banalização da precariedade no trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 346-356. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180033.

A Psicodinâmica do Trabalho afirma que o trabalho é fonte de prazer e de sofrimento entre os trabalhadores(as) e que as estratégias defensivas são essenciais para a manutenção da saúde mental. O presente estudo tem o intuito de analisar as estratégias defensivas utilizadas pelos executivos das indústrias de alimentos na região do Vale do Caí. Com delineamento qualitativo, a pesquisa contou com oito entrevistados. Utilizaram-se entrevistas focalizadas e questionários. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Concluiu-se que as estratégias defensivas utilizadas com maior frequência entre esses profissionais são a racionalização da relação trabalhista, a negação dos próprios sentimentos, a banalização frente à precariedade imposta pela organização, o silêncio e a fuga frente a esses aspectos. Reflete-se sobre a necessidade de promoção de movimentos de prevenção da saúde mental, reduzindo assim, a necessidade do(a) trabalhador(a) em utilizar meios próprios para a manutenção da própria saúde psíquica.

Keywords : psicologia; saúde do(a) trabalhador(a); fatores de risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License