SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Ansiedad y depresión: el mundo de la práctica del professor y el agotamiento psíquicoDe la casa destelada al amor materno: un estudio sobre la performance del vínculo en la Política de Asistencia Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

NERY, Vanessa  y  NEIVA, Elaine Rabelo. Efeitos dos atributos do processo de mudança nas atitudes e nos comportamentos dos trabalhadores: um estudo longitudinal em uma organização pública. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 369-380. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180035.

Poucos estudos investigam atributos da mudança organizacional (características do contexto de mudança) que influenciam as atitudes e os comportamentos dos indivíduos. Buscando contribuir para uma maior estruturação do campo de estudos, este artigo apresenta o teste de um modelo mediacional das atitudes frente às mudanças organizacionais na relação entre atributos de mudança e os comportamentos de apoio e resistência à mudança. A análise do efeito moderador do tempo por meio de equações estruturais foi realizada por uma pesquisa com recorte longitudinal em uma organização pública brasileira. O modelo de investigação obteve bons índices de ajuste. A mediação das atitudes frente à mudança organizacional foi parcialmente corroborada e o efeito moderador do tempo foi refutado. O planejamento da mudança organizacional influencia as cognições e afetos dos indivíduos, favorecendo os comportamentos positivos de apoio à mudança. A contribuição prática se refere a um aumento da compreensão dos fatores que facilitam o sucesso das mudanças organizacionais, ressaltando que ações antecipadas e preparo dos indivíduos podem ser fundamentais.

Palabras clave : atitudes; comportamento de apoio; resistência; mudança organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License