SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Efeitos dos atributos do processo de mudança nas atitudes e nos comportamentos dos trabalhadores: um estudo longitudinal em uma organização públicaAdoção por casais do mesmo sexo na perspectiva de profissionais do Sistema de Justiça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

RODRIGUES, Luciana  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Da casa destelhada ao amor materno: um estudo sobre a performance do vínculo na Política de Assistência Social. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 381-391. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180036.

O vínculo familiar e comunitário é meta que perpassa todas as normatizações da Política Nacional de Assistência Social. Frente a essa centralidade investigamos, a partir das proposições dos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Teoria Ator-Rede, a produção do vínculo em meio às práticas cotidianas de um Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em um CRAS da cidade de Porto Alegre/ RS. Compreendemos o vínculo não como um mero laço ou associação, mas como um objeto imaterial que ganha existência porque constantemente cultivamos redes de práticas que o produzem. Para visibilizar sua performance construímos um estudo de caso que permite discutir, a partir das contribuições de Bruno Latour, o vínculo como uma conexão que compõe subjetividades. Buscamos, como exercício ético-político, pensar sobre as práticas do campo da Assistência Social de modo a ver mais possibilidades do que impossibilidades ao trabalho cotidiano.

Palavras-chave : performance; vínculo; assistência social; psicologia; teoria ator-rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License