SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Da casa destelhada ao amor materno: um estudo sobre a performance do vínculo na Política de Assistência SocialCaracterísticas do suicídio em Santa Catarina: um estudo do período de 2007 a 2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CECILIO, Mariana Silva  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Adoção por casais do mesmo sexo na perspectiva de profissionais do Sistema de Justiça. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 392-403. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180037.

Este estudo teve como objetivo compreender como os profissionais que atuam no Sistema de Justiça experienciam a prática de avaliação e habilitação para adoção por casais do mesmo sexo. Foram entrevistados 27 profissionais (dois juízes, três promotores, 11 psicólogas e 11 assistentes sociais) atuantes em 10 Comarcas de três estados brasileiros, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo e interpretados pela teoria bioecológica. Segundo os profissionais, a procura desse público é crescente, no entanto, muitos pretendentes ainda se apresentam sozinhos, por receio ou desconhecimento de que a adoção conjunta é possível. Os casos deferidos foram de casais que compartilhavam o projeto parental e apresentavam uma rede de apoio favorável, enquanto os indeferidos se remetiam, sobretudo, àqueles que insistiam em manter em segredo sua orientação sexual ou seu companheiro(a), e quando não houve adaptação pretendentes-criança. Ressaltaram-se as experiências como positivas nas atuações e intervenções seguintes.

Palavras-chave : adoção (criança); homoparentalidade; avaliação; processos legais; psicologia jurídica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License