SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Aspects of suicide in Santa Catarina: a study from 2007 to 2016This Doll Has a Handbook: practices of oneself among trans women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

ZAMBILLO, Marciana; PALOMBINI, Analice de Lima  and  ECKER, Daniel Dall'Igna. Paradoxos nos 'benefícios' aos incapacitados: biopolítica e saúde mental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 416-426. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180039.

Este ensaio objetiva problematizar os paradoxos dos 'benefícios' governamentais, cedidos aos indivíduos considerados incapacitados ao trabalho, devido algum diagnóstico em saúde mental. Para tanto, utiliza do conceito de Biopolítica, proposto por Michel Foucault, contrapondo a relatos de usuários e usuárias de serviços de saúde mental. Através dessas experiências, analisam-se impasses produzidos entre os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira e os métodos utilizados pelos programas de seguridade social para garantia dos 'benefícios'. Na discussão, aponta-se que o paradoxo dos direitos se torna ainda mais intenso quando as reivindicações emancipatórias no campo da subjetividade estão localizadas numa sociedade em que os Direitos Sociais, previstos em Constituição, não foram conquistados pela maioria da população brasileira. Assim, se os 'benefícios' se colocam de forma paradoxal é, também, porque boa parte da população não tem direitos garantidos e precisam obter alimentação, moradia, saúde, dentre outros, à custa da manutenção de patologias como justificativa para garantir direitos.

Keywords : saúde mental; emprego; seguridade social; biopolítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License