SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Paradoxos nos 'benefícios' aos incapacitados: biopolítica e saúde mentalVersão brasileira do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3) para adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AMARAL, Marília dos Santos  e  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Essa Boneca Tem Manual: práticas de si, discursos e legitimidades entre travestis iniciantes. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp. 427-438. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180040.

Este artigo discute os modos pelos quais os corpos se produzem como campo de saber e de práticas de si na experiência de travestis iniciantes. Por meio de pesquisa etnográfica são analisadas as atuais formas usadas pelas jovens para acessar informações, aprender técnicas, comprovar práticas e compartilhar saberes sobre as múltiplas possibilidades de experienciar as travestilidades. Os passos seguidos pelas novatas que desejam tornar-se travesti são problematizados pela perspectiva de análise discursiva proposta por Michel Foucault, trazendo ao debate as formas com que reiteram normas com o uso de hormônios e na idealização da feminilidade; e também subvertem práticas atribuindo à internet a função de aliada nas transformações. Neste estudo, são discutidas as estratégias de resistência reinventadas pelas iniciantes diante das violências exercidas pelas travestis mais experientes, assim como a persistência com que buscam produzirem-se como sujeitos legítimos das travestilidades.

Palavras-chave : corpo; discurso; mulher trans; jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License