SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Evaluación de un modelo socio-cognitivo de la satisfacción laboral en trabajadores argentinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

FERNANDES, Mariana Coelho Carvalho; CIASCA, Sylvia Maria; CAPELATTO, Iuri Victor  y  SALGADO-AZONI, Cintia Alves. Efeito de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 1-11. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190001.

Este trabalho verificou a eficácia de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. O estudo comparou o desempenho psicomotor e cognitivo de crianças com TDAH submetidas e não submetidas a intervenção psicomotora. Participaram do estudo 26 crianças do sexo masculino, sendo 14 com TDAH, divididas em grupo experimental I e II (GE I / GE II), e 12 com desenvolvimento típico agrupados no grupo controle (GC). As crianças do GE realizaram avaliação psicomotora e cognitiva nos dois momentos, pré e pós-intervenção e foram comparadas ao GC na avaliação após a intervenção. Houve diferenças estatisticamente significativas nos escores de classificação do perfil psicomotor e nos testes de atenção e funções executivas. Foi observada uma tendência de melhora indicado pelo aumento das médias das funções de noção de corpo, equilibração, estruturação espaço temporal, praxia fina, lateralidade e tonicidade, respectivamente. Os resultados sugerem que a intervenção psicomotora foi eficaz para o tratamento das crianças com TDAH deste estudo.

Palabras clave : transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; desempenho psicomotor; atenção; funções executivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License