SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Efeito de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAHDificuldades de utilização do preservativo masculino entre homens e mulheres: uma experiência de rodas de conversa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LAPUENTE, Lucas; KANTER, Pablo Ezequiel Flores; NAVARRO, Roger Muñoz  e  MEDRANO, Leonardo Adrián. Avaliação de um modelo sócio-cognitivo da satisfação trabalhista em trabalhadores argentinos. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 12-20. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190002.

Muitas teorias foram elaboradas com o objetivo de identificar os fatores explicativos da satisfação no trabalho. Uma delas é o Modelo Social Cognitivo da Profissão proposto por Lent. Este modelo propõe integrar os fatores afetivos disposicionais e situacionais (condições de trabalho) com elementos sócio-cognitivos e de conduta, os quais afetam a satisfação no trabalho. A presente investigação se propôs a verificar o ajuste do modelo ao contexto argentino mediante análise de equações estruturais. As variáveis incluídas explicam 64% da variância da satisfação no trabalho. Desse modo, a maioria dos caminhos sugeridos por este modelo oferecem uma contribuição significativa à satisfação, tanto direta como indiretamente. Os resultados obtidos permitem elaborar medidas preventivas, de promoção, ou de solução para situações de insatisfação no trabalho.

Palavras-chave : satisfação no trabalho; trabalhadores; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License