SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Evaluation of a socio-cognitive model of job satisfaction in Argentine workersModes of subjectivation of women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) in the rural context of Zona da Mata Pernambucana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

GUIMARAES, Denise Alves et al. Dificuldades de utilização do preservativo masculino entre homens e mulheres: uma experiência de rodas de conversa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 21-31. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190003.

Nesse artigo, identificamos e analisamos as dificuldades de utilização do preservativo masculino entre 153 pessoas, (59 homens e 94 mulheres), durante pesquisa qualitativa, em município de médio porte do centro-oeste de Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada a metodologia de roda de conversa e, por meio da análise do material, observou-se baixa adesão ao uso de preservativo pelos sujeitos participantes da pesquisa, devido tanto a percepções relacionadas ao pensamento mágico, quanto a relações de gênero e o arcabouço sociocultural dos sujeitos. Por fim, sugere-se que as políticas públicas de prevenção ao agravamento da epidemia de HIV/aids sejam elaboradas com base em metodologias participativas de educação em saúde, que promovam o empoderamento dos sujeitos, de modo que eles possam não somente acessar as informações acerca dos modos de prevenção, mas que também tenham autonomia crítica para escolherem e negociarem suas estratégias preventivas.

Keywords : HIV; preservativo masculino; prevenção da aids.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License