SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Evaluación de un modelo socio-cognitivo de la satisfacción laboral en trabajadores argentinosModos de subjetivación de mujeres beneficiarias del Programa Bolsa Familia (PBF) del contexto rural de la Zona da Mata Pernambucana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

GUIMARAES, Denise Alves et al. Dificuldades de utilização do preservativo masculino entre homens e mulheres: uma experiência de rodas de conversa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 21-31. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190003.

Nesse artigo, identificamos e analisamos as dificuldades de utilização do preservativo masculino entre 153 pessoas, (59 homens e 94 mulheres), durante pesquisa qualitativa, em município de médio porte do centro-oeste de Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada a metodologia de roda de conversa e, por meio da análise do material, observou-se baixa adesão ao uso de preservativo pelos sujeitos participantes da pesquisa, devido tanto a percepções relacionadas ao pensamento mágico, quanto a relações de gênero e o arcabouço sociocultural dos sujeitos. Por fim, sugere-se que as políticas públicas de prevenção ao agravamento da epidemia de HIV/aids sejam elaboradas com base em metodologias participativas de educação em saúde, que promovam o empoderamento dos sujeitos, de modo que eles possam não somente acessar as informações acerca dos modos de prevenção, mas que também tenham autonomia crítica para escolherem e negociarem suas estratégias preventivas.

Palabras clave : HIV; preservativo masculino; prevenção da aids.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License