SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Avaliação de um modelo sócio-cognitivo da satisfação trabalhista em trabalhadores argentinosModos de subjetivação de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) do contexto rural da Zona da Mata Pernambucana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GUIMARAES, Denise Alves et al. Dificuldades de utilização do preservativo masculino entre homens e mulheres: uma experiência de rodas de conversa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 21-31. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190003.

Nesse artigo, identificamos e analisamos as dificuldades de utilização do preservativo masculino entre 153 pessoas, (59 homens e 94 mulheres), durante pesquisa qualitativa, em município de médio porte do centro-oeste de Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada a metodologia de roda de conversa e, por meio da análise do material, observou-se baixa adesão ao uso de preservativo pelos sujeitos participantes da pesquisa, devido tanto a percepções relacionadas ao pensamento mágico, quanto a relações de gênero e o arcabouço sociocultural dos sujeitos. Por fim, sugere-se que as políticas públicas de prevenção ao agravamento da epidemia de HIV/aids sejam elaboradas com base em metodologias participativas de educação em saúde, que promovam o empoderamento dos sujeitos, de modo que eles possam não somente acessar as informações acerca dos modos de prevenção, mas que também tenham autonomia crítica para escolherem e negociarem suas estratégias preventivas.

Palavras-chave : HIV; preservativo masculino; prevenção da aids.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License