SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Neuropsicologia Histórico-Cultural: uma concepção sistémica e integral acerca dos fenômenos psicológicos e suas bases cerebrais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

NOBRE, Maria Teresa; AMORIM, Ana Karenina Arraes  e  FRANGELLA, Simone. Etnografia, cartografia, etnocartografar: diálogos e composições no campo da pesquisa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 54-64. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190007.

A partir de experiências de pesquisas junto a pessoas em situação de rua, buscamos discutir as possibilidades e desafios do método etnográfico e do método cartográfico, como têm sido utilizados na Antropologia e na Psicologia, numa perspectiva de diálogos e composições interdisciplinares. A condição de vida precária das pessoas na rua, que pendulam entre a exclusão e a resistência, nos interpelou continuamente e impôs reflexões acerca das relações entre o/a pesquisador/a, os participantes e as instituições no campo da pesquisa. Neste artigo, apresentamos as premissas de uma composição metodológica a que chamamos de "etnocartografar", num diálogo ético e político sobre o ato de pesquisar como afirmação da vida. Ressaltamos que a abordagem proposta não se traduz em técnicas metodológicas, mas corresponde a uma incursão no universo do outro em que a escrita constitui uma importante dimensão da produção de conhecimento entre a pesquisa e a vida.

Palavras-chave : métodos de pesquisa; etnografia; cartografia; população de rua; vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License