SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Etnografía, cartografía, etnocartografar: diálogos y composiciones en el campo de la investigaciónPsicología de la salud hospitalaria, Desarrollo Humano e Interdisciplinariedad: Práctica de la Investigación en la Interfaz Psicología y Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

SOLOVIEVA, Yulia; ROJAS, Luis Quintanar; AKHUTINA, Tatiana  y  HAZIN, Izabel. Neuropsicologia Histórico-Cultural: uma concepção sistémica e integral acerca dos fenômenos psicológicos e suas bases cerebrais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 65-75. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190008.

O presente artigo dedica-se à análise dos fundamentos teóricos da neuropsicologia a partir das ideias de L.S. Vygotsky e A. R. Luria. Enfatiza-se o principio da organização sistêmica dos processos psicológicos, seu desenvolvimento ontogenético e sua representação sistêmica no sistema nervoso central. O artigo descreve a necessidade de um estudo integral da neuropsicologia, considerando sua relação com as concepções psicológicas mais globais, desenvolvidas pelos representantes da concepção histórico-cultural e da teoría da atividade. Propõe-se a consideração da necessidade de inclusão da neuropsicologia no contexto dos estudos histórico-culturais e da teoría da atividade. Por fim, argumentam e problematizam acerca de um dos aspectos essenciais da neuropsicologia histórico-cultural, a saber, a concepção da representação sistêmica, dinâmica e hierárquica dos processos psicológicos culturais.

Palabras clave : neuropsicologia; Vygotsky; Luria; histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License