SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Historical-Cultural Neuropsychology: a systemic and integral approach of psychological functions and their cerebral basesForms of subjectivation and precariousness of life: Contradictions in rural settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MAIA, Rodrigo da Silva; NOBRE, Thaiza Teixeira Xavier; TORRES, Gilson de Vasconcelos  and  MAIA, Eulália Maria Chaves. Psicologia da Saúde Hospitalar, Desenvolvimento Humano e Interdisciplinaridade: pesquisa na Interface entre Psicologia e Saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 76-81. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190009.

Este artigo teórico pretende caracterizar a interface das pesquisas entre a psicologia e os estudos sobre o processo saúde-doença, notadamente, no campo da Psicologia da Saúde-Hospitalar, tendo como transfundo destas investigações o desenvolvimento humano e a interdisciplinaridade. Para tanto, o estudo revisitou a história destes dois campos da psicologia: da saúde hospitalar e do desenvolvimento humano, e a introdução do tema da interdisciplinaridade nas pesquisas em ciências humanas. Em seguida, apresentamos os principais métodos de investigação utilizados na pesquisa em psicologia da saúde-hospitalar. Conclui-se que apesar das diversas mudanças epistemológicas, metodológicas e paradigmáticas que coexistem nas ciências humanas, ainda há muito o que se construir para implementar efetivamente uma perspectiva de construção de conhecimento e de pesquisa que deem conta da complexidade do processo saúde-doença.

Keywords : psicologia da saúde; desenvolvimento humano; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License