SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Hospital-Health Psychology, Human Development and Interdisciplinarity: Research in the interface between Psychology and HealthIn search of the hyphen: thirty-five years of Environmental Psychology in Rio Grande do Norte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

DIMENSTEIN, Magda et al. Modos de subjetivação e precarização da vida: rebatimentos em contextos rurais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 82-89. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190010.

O presente texto, de cunho teórico, objetiva discutir algumas interfaces entre contextos rurais e o campo da saúde mental. Inicialmente problematizamos as condições de vida no meio rural, chamando atenção para as ruralidades, e operando a partir do conceito de vulnerabilidade e seus rebatimentos na saúde mental. Em seguida, ampliamos essa discussão abrindo diálogo com outras perspectivas analíticas, a exemplo da discussão aportada por Judith Butler sobre a precarização da vida e da necropolítica de Mbembe. Por fim, pretendemos contribuir com as investigações que buscam entender as condições de vida e saúde mental das populações rurais e subsidiar práticas de cuidado territorializadas, considerando as especificidades dos modos de vida e necessidades dessas populações e atentando para o agravamento das condições de iniquidade e desproteção decorrentes de um projeto político conservador em curso em nossa sociedade.

Keywords : contextos rurais; saúde mental; vulnerabilidade; precarização da vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License