SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Psicologia da Saúde Hospitalar, Desenvolvimento Humano e Interdisciplinaridade: pesquisa na Interface entre Psicologia e SaúdeEm busca do hífen: trinta e cinco anos de Psicologia Ambiental no Rio Grande do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DIMENSTEIN, Magda et al. Modos de subjetivação e precarização da vida: rebatimentos em contextos rurais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 82-89. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190010.

O presente texto, de cunho teórico, objetiva discutir algumas interfaces entre contextos rurais e o campo da saúde mental. Inicialmente problematizamos as condições de vida no meio rural, chamando atenção para as ruralidades, e operando a partir do conceito de vulnerabilidade e seus rebatimentos na saúde mental. Em seguida, ampliamos essa discussão abrindo diálogo com outras perspectivas analíticas, a exemplo da discussão aportada por Judith Butler sobre a precarização da vida e da necropolítica de Mbembe. Por fim, pretendemos contribuir com as investigações que buscam entender as condições de vida e saúde mental das populações rurais e subsidiar práticas de cuidado territorializadas, considerando as especificidades dos modos de vida e necessidades dessas populações e atentando para o agravamento das condições de iniquidade e desproteção decorrentes de um projeto político conservador em curso em nossa sociedade.

Palavras-chave : contextos rurais; saúde mental; vulnerabilidade; precarização da vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License