SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Modos de subjetivação e precarização da vida: rebatimentos em contextos rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PINHEIRO, José Q. et al. Em busca do hífen: trinta e cinco anos de Psicologia Ambiental no Rio Grande do Norte. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 90-100. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190011.

Apresentamos um panorama histórico e teórico-metodológico dos estudos do Grupo de Estudos Pessoa-Ambiente (GEPA) e sua inserção no contexto da psicologia ambiental. O grupo tem expressado a diversidade teórico-metodológica da área, apresentada aqui sob os eixos: aspectos psicológicos nas relações entre pessoas, mudança climática e fontes renováveis de energia, destacando-se a invisibilidade da energia e a instantaneidade; interface psicologia-sustentabilidade, que investiga dimensões psicossociais dos comportamentos pró-ecológicos e a pró-ambientalidade; ruralidades, denotando-se a escassez de instrumentais e perspectivas teóricas que promovam aproximação entre psicologia e especificidades socioculturais observadas; cidades, cujos estudos evidenciam a tensão entre a produção capitalista do espaço e direito à cidade; e ambientes cotidianos, que focaliza habitações, escolas e áreas livres, e propõe conceitos como imagem socioambiental e acessibilidade psicológica. Finaliza-se mostrando conexão entre a atividade do grupo e as tensões, desenvolvimentos e desafios do campo em nível global.

Palavras-chave : psicologia ambiental; sustentabilidade; ambientes urbanos; ambientes rurais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License