SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A pós-graduação brasileira: sua construção assimétrica e algumas tentativas de superaçãoO Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

ZANINI, Daniela Sacramento et al. Periférico e comunitário: características e desafios de um programa de pós-graduação em Psicologia no Centro-Oeste. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 113-124. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190014.

Este estudo tem como objetivos avaliar em caráter descritivo e exploratório, associações entre investimento externo e produção docente e identificar os eixos temáticos das teses e dissertações produzidas nas duas últimas décadas no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Goiás. Foram analisados os dados do coleta Capes e da Plataforma Sucupira para avaliar a correlação entre investimento e produção científica, além de 153 dissertações e 19 teses, selecionadas por amostragem sistemática e analisadas com o apoio do Iramuteq, de maneira a identificar os eixos temáticos dos trabalhos desenvolvidos. Os dados indicam correlação entre investimento financeiro e produção científica e originaram os seguintes eixos temáticos: análise e evolução do comportamento; psicologia social, trabalho e organizações; psicopatologia clínica e psicologia da saúde. A produção científica analisada abrange desde aspectos individuais a temáticas ligadas às relações intra e intergrupais. Ademais, os resultados demonstram que os recursos externos e a maturidade acadêmica tendem a aumentar concomitantemente.

Palavras-chave : desenvolvimento social; formação profissional; história da psicologia; pós-graduação; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License