SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Periférico y comunitario: características y desafíos de un programa de posgrado en Psicología en el Centro-OesteCreación y trayectoria inicial del Programa de Posgrado en Psicología de la UFPI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

RESENDE, Gisele Cristina; SILVA, Iolete Ribeiro da  y  CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 125-135. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190015.

O presente artigo objetiva apresentar e discutir o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM) em sua proposta formativa e perspectivas para a região amazônica diante do cenário da pós-graduação nacional. Apresentamos também suas origens e características atuais, o perfil esperado e pesquisa com egressos dos 10 anos de PPGPSI, as parcerias nacionais e internacionais, as principais produções de 2017-2018 e a inserção social. Revelamos a dificuldade de elevar as produções científicas e realizar preenchimento adequado do Portal Sucupira. E indicamos alguns desafios a serem superados: isolamento e desconhecimento da Amazônia pelo restante do país, falta de incentivos financeiros para a região norte, desconsideração das especificidades amazônicas para financiamentos, adoção de novas epistemologias conforme olhar regional, fortalecimento do PPGPSI por parcerias nacionais e internacionais.

Palabras clave : pós -graduação; psicologia; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License