SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Creación y trayectoria inicial del Programa de Posgrado en Psicología de la UFPIDesafíos y Perspectivas de un Programa de Posgrado en Psicología de una Institución Privada en el nordeste brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

BARROS, João Paulo Pereira et al. Problemáticas sociais e suas relações com a pesquisa e a extensão: contribuições do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 147-158. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190017.

Este artigo tem o objetivo de apresentar o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC), abordando suas especificidades, seus aspectos históricos, suas linhas de pesquisa e as temáticas nelas trabalhadas. Além disso, são destacados os projetos e as ações de intercâmbios nacionais e internacionais, os impactos sociais e sua relevância socioacadêmica, bem como os desafios que se apresentam na atualidade. O programa procura articular a prática de pesquisa com os desdobramentos advindos da extensão universitária, já que prioriza em sua política de produção de conhecimento a tematização de fenômenos sociais que se apresentam especialmente no contexto nordestino. Ressalta-se, ainda, como tal especificidade tem contribuído tanto para a consolidação de laboratórios vinculados às linhas de pesquisa do programa, quanto para a sua inserção social, com vistas a contribuir para o desenvolvimento local e regional. Por fim, são indicados os principais desafios enfrentados pelo programa no contexto atual.

Palabras clave : psicologia; pesquisa; extensão; pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License