SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Criação e trajetória inicial do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPIDesafios e perspectivas de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia de uma instituição privada no Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BARROS, João Paulo Pereira et al. Problemáticas sociais e suas relações com a pesquisa e a extensão: contribuições do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 147-158. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190017.

Este artigo tem o objetivo de apresentar o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC), abordando suas especificidades, seus aspectos históricos, suas linhas de pesquisa e as temáticas nelas trabalhadas. Além disso, são destacados os projetos e as ações de intercâmbios nacionais e internacionais, os impactos sociais e sua relevância socioacadêmica, bem como os desafios que se apresentam na atualidade. O programa procura articular a prática de pesquisa com os desdobramentos advindos da extensão universitária, já que prioriza em sua política de produção de conhecimento a tematização de fenômenos sociais que se apresentam especialmente no contexto nordestino. Ressalta-se, ainda, como tal especificidade tem contribuído tanto para a consolidação de laboratórios vinculados às linhas de pesquisa do programa, quanto para a sua inserção social, com vistas a contribuir para o desenvolvimento local e regional. Por fim, são indicados os principais desafios enfrentados pelo programa no contexto atual.

Palavras-chave : psicologia; pesquisa; extensão; pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License