SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Problemáticas sociais e suas relações com a pesquisa e a extensão: contribuições do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFCPsicologia e políticas sociais: as contribuições de um programa de pós-graduação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MORAIS, Normanda Araujo de; SOUZA, Luana Elayne Cunha de; MAIA, Luciana Maria  e  TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Desafios e perspectivas de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia de uma instituição privada no Nordeste brasileiro. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 159-170. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190018.

Busca-se apresentar o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-Psi) da Universidade de Fortaleza (Unifor), discutindo desafios e perspectivas da sua existência, enquanto um programa de uma instituição privada, no Nordeste brasileiro. Para tanto, foram realizados dois estudos empíricos: o primeiro traçou um panorama das pesquisas desenvolvidas no programa; e o segundo analisou as percepções dos professores do programa acerca dos desafios que enfrentam no cotidiano de trabalho docente. Os resultados indicaram a pluralidade teórica e metodológica que constitui o PPG-Psi, ilustrada nos títulos de dissertações e teses; e que os principais desafios citados pelos docentes referem-se ao imperativo econômico que rege as instituições de ensino superior privadas e ao preconceito sofrido. As boas condições de trabalho e as especificidades de atuação na Unifor também foram citadas. As perspectivas futuras foram descritas com base em ações internas e externas ao PPG-Psi, valorizando a produção acadêmico-científica e a relevância social e política delas.

Palavras-chave : pós-graduação; instituição privada; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License