SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Desafios e perspectivas de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia de uma instituição privada no Nordeste brasileiroAvaliação Psicológica na pós-graduação: um panorama das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BORGES, Lenise Santana; TAVARES, Rosana Carneiro; SOUSA, Sonia M. Gomes  e  PERES, Vannúzia Leal Andrade. Psicologia e políticas sociais: as contribuições de um programa de pós-graduação em Psicologia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 171-180. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190019.

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre políticas sociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no período de 2001 a 2018. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio da Plataforma Sucupira, em que foram catalogadas 421 dissertações e 63 teses. Após o processo de seleção foram analisados 39 resumos, por meio do referencial teórico da Psicologia Crítica. Embora em número reduzido, essas dissertações e teses que dialogam com as políticas sociais refletem a expansão da pesquisa em Psicologia, como campo científico que se compromete com a transformação da realidade social. Foram eleitas duas categorias de análise desses resumos: programas, serviços, unidades e instituições públicos, e vulnerabilidades e risco social. Essas pesquisas, em sua grande maioria, oferecem subsídios para a criação e/ou aperfeiçoamento das políticas sociais no Brasil e, concomitantemente, evidenciam desafios a serem enfrentados.

Palavras-chave : psicologia; políticas públicas; política social; pesquisa científica; pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License