SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Psicologia e políticas sociais: as contribuições de um programa de pós-graduação em PsicologiaContribuições da análise do comportamento na escola: experiências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) da PUC Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GOMES, Gabriel Vitor Acioly; COSTA E SILVA, Camila; ZANINI, Daniela Sacramento  e  CARDOSO, Lucila Moraes. Avaliação Psicológica na pós-graduação: um panorama das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 181-192. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190020.

A Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia tem se desenvolvido no Brasil com assimetrias regionais. Objetivou-se no presente estudo realizar uma caracterização atual sobre os dados de distribuição do ensino de Avaliação Psicológica no âmbito da Pós-graduação Stricto Sensu nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. O material de pesquisa foi coletado no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Plataforma Lattes, Plataforma Sucupira e no site do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Os resultados evidenciaram um aumento na quantidade de pós-graduados, em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e nos laboratórios de pesquisa. O perfil da Pós-graduação Stricto Sensu em Avaliação Psicológica é de linhas de pesquisa em programas amplos da Psicologia e não em programas específicos de avaliação psicológica. O aumento observado foi insuficiente para superar as assimetrias entre regiões na quantidade de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, o que reforça a necessidade de estratégias para fortalecê-los nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Palavras-chave : avaliação psicológica; pós-graduação; formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License