SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Contribuições da análise do comportamento na escola: experiências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) da PUC GoiásPsicodinâmica do trabalho: da França ao Estado de Goiás: sua inserção na comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BRITTO, Ilma Aparecida Goulart de Souza  e  MARCON, Roberta Maia. Estudos descritivos e experimentais em contextos aplicados: dados científicos e impacto prático. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 204-214. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190022.

O presente artigo se propôs apresentar, a partir de levantamento bibliográfico em periódicos, livros e capítulos de livro, dados da produção intelectual docente e discente oriundos do Programa Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, entre os anos 2003 e 2019. Os dados dos estudos possibilitaram ilustrar características do modo de fazer ciência em análise do comportamento aplicada, com destaque a seus métodos e princípios, e ao comportamento-alvo sob estudo. Também permitiram discutir o impacto prático desses estudos. Os resultados mostraram uma maior concentração de estudos descritivos e/ou experimentais em periódicos que abarcam diferentes aspectos do comportamento emitidos por pessoas diagnosticadas com algum transtorno mental, assim como por pessoas que não apresentam diagnóstico psiquiátrico, os quais estavam sob controle de variáveis ambientais testadas nas condições experimentais.

Palavras-chave : comportamento problemático; estudos descritivos e experimentais; análise do comportamento aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License