SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Uma revisão sistemática de tratamentos de intervenção somática em PTSD: a Experiência Somática® tem o potencial para ser uma escolha adequada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PAZETO, Talita de Cassia Batista; DIAS, Natália Martins; GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  SEABRA, Alessandra Gotuzo. Predição da competência aritmética: papel das habilidades cognitivas, variáveis socioeconômicas e percepção do professor na Educação infantil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 225-236. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190024.

O estudo investigou, em um recorte longitudinal, modelos preditivos da competência aritmética (CA) no 1º ano a partir de habilidades de linguagem e funções executivas avaliadas em idade pré-escolar. Participaram 71 crianças que foram avaliadas em habilidades de linguagem oral, habilidades preliminares de escrita e funções executivas. No 1º ano, as crianças foram também avaliadas em CA. Pais proveram informações sobre nível socioeconômico e professores indicaram crianças com dificuldades no curso da EI. Habilidades de linguagem, oral (consciência fonológica e vocabulário) e preliminares de escrita (conhecimento de letras, leitura e escrita de palavras), juntamente com indicação de dificuldade pelo professor na EI, foram capazes de explicar média de 62% da variabilidade em CA no 1º ano. Os achados revelam variáveis preditoras do desempenho em aritmética em etapa inicial do Ensino Fundamental e estendem seu impacto para a identificação precoce e delineamento de modelos preventivos de intervenção.

Palavras-chave : desempenho escolar; avaliação infantil; competência aritmética; matemática; prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License