SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Uma revisão sistemática de tratamentos de intervenção somática em PTSD: a Experiência Somática® tem o potencial para ser uma escolha adequada?Níveis de estresse e engagement laboral dos Assistentes Sociais em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LOPERA, Isabel Cristina  e  ALVAREZ, Jonathan Echeverri. Decisões, bem-estar e desenvolvimento humano em departamento de bem-estar estudantil. Discussão de resultados. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 247-257. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190026.

Este estudo qualitativo teve como objetivo explorar a arquitetura para a tomada de decisão promovida nos programas institucionais de bem-estar e desenvolvimento humano, oferecidos em três instituições de ensino superior na cidade de Medellín e no município de Bello, em Antioquia, na Colômbia. Para realizá-lo, foram analisados os programas institucionais e detectados os componentes associados à arquitetura para tomada de decisão. Foram realizado quinze entrevistas semi-estruturadas aos líderes responsáveis dos programas institucionais nas universidades em estudo. Para a análise, foi utilizado um processo de codificação e triangulação das entrevistas. Esta informação foi contrastada com a revisão documental e a pesquisa empírica, que enfatizam a importância de projetar contextos para aumentar o bem-estar das pessoas. Finalmente, sugerimos um programa de Formação na tomada de decisão para os arquitetos responsáveis destas áreas.

Palavras-chave : decisões; bem-estar; desenvolvimento humano; empurrão; treinamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License