SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Níveis de estresse e engagement laboral dos Assistentes Sociais em PortugalA produção da diversidade sexual e de gênero nas práticas do CRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SOUZA, Cláudia Gesserame Vidigal Mendes de et al. Qualidade de vida profissional na saúde: um estudo em Unidades de Terapia Intensiva. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 269-280. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190028.

Objetivou-se avaliar a Qualidade de Vida Profissional por meio da análise de Satisfação por Compaixão, Burnout e Estresse Traumático Secundário em profissionais da saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, bem como verificar os fatores de risco para a ocorrência de Burnout e Estresse Traumático Secundário. O método adotado foi o estudo Survey em quatro UTIs de hospital universitário terciário da cidade de São Paulo. Foram utilizadas fichas de dados sociodemográficos e o instrumento ProQOL-BR. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre Estresse Traumático Secundário e sexo (p = 0,03), e entre Satisfação por Compaixão, Burnout e Estresse Traumático Secundário (p < 0,01; p = 0,002). Constatou-se, ademais, que existe desequilíbrio da qualidade de vida profissional dos participantes, e que os fatores de risco para Burnout e Estresse Traumático Secundário não estão relacionados com a área de atuação profissional, idade, escolaridade, estado civil ou renda.

Palavras-chave : saúde do trabalhador; unidades de terapia intensiva; fadiga por compaixão; profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License