SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Professional quality of life in health: A study in Intensive Care UnitsImplicit Attitudes in Environmental Psychology. A Lietarature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

DETONI, Priscila Pavan; MACHADO, Paula Sandrine  and  NARDI, Henrique Caetano. A produção da diversidade sexual e de gênero nas práticas do CRAS. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 281-291. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190029.

Este trabalho busca compreender como se produzem sujeitos, corpos e comportamentos por meio de atos performativos no interior dos dispositivos do gênero e da sexualidade nos serviços de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para tanto, analisamos material etnográfico sobre como as práticas discursivas constituem as performatividades no tocante às expressões de gênero e sexualidade utilizando situações-problema pertinentes à diversidade sexual e de gênero em um CRAS, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Observamos que os/as técnicos/as sociais e os/as estagiários/as das áreas da Psicologia e do Serviço Social reconhecem a importância do CRAS enquanto porta de entrada para diferentes sujeitos e demandas, para além das famílias tradicionais e das mulheres cisgêneras. Entretanto, mesmo que a atenção às questões da assistência que são atravessadas pela diversidade sexual e de gênero seja uma preocupação neste serviço, tal tema urge ser inserido também nos processos de formação, assim como nas reuniões de rede e nas orientações da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Keywords : CRAS; performatividade; diversidade sexual e de gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License