SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Qualidade de vida profissional na saúde: um estudo em Unidades de Terapia IntensivaAtitudes Implícitas em Psicologia Ambiental. Uma Revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DETONI, Priscila Pavan; MACHADO, Paula Sandrine  e  NARDI, Henrique Caetano. A produção da diversidade sexual e de gênero nas práticas do CRAS. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 281-291. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190029.

Este trabalho busca compreender como se produzem sujeitos, corpos e comportamentos por meio de atos performativos no interior dos dispositivos do gênero e da sexualidade nos serviços de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para tanto, analisamos material etnográfico sobre como as práticas discursivas constituem as performatividades no tocante às expressões de gênero e sexualidade utilizando situações-problema pertinentes à diversidade sexual e de gênero em um CRAS, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Observamos que os/as técnicos/as sociais e os/as estagiários/as das áreas da Psicologia e do Serviço Social reconhecem a importância do CRAS enquanto porta de entrada para diferentes sujeitos e demandas, para além das famílias tradicionais e das mulheres cisgêneras. Entretanto, mesmo que a atenção às questões da assistência que são atravessadas pela diversidade sexual e de gênero seja uma preocupação neste serviço, tal tema urge ser inserido também nos processos de formação, assim como nas reuniões de rede e nas orientações da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Palavras-chave : CRAS; performatividade; diversidade sexual e de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License