SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A produção da diversidade sexual e de gênero nas práticas do CRASAção política e produção de subjetividade: a herança de terra, trabalho e participação política na produção de um éthos agricultora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

TOSI, Jeremías David; LEDESMA, Ruben Daniel; KUHNEN, Ariane  e  FELIPPE, Maíra Longhinotti. Atitudes Implícitas em Psicologia Ambiental. Uma Revisão. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 292-304. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190030.

Este trabalho oferece uma revisão crítica de estudos que utilizam modelos de atitudes implícitas na área da Psicologia Ambiental. Foram analisados 25 estudos publicados entre 2004 e 2017 que abordam temas relacionados a: (a) comportamentos pró-ambientais, (b) preferências por ambientes naturais versus construídos, (c) conexão com a natureza, e (d) mudanças em atitudes implícitas. De modo geral, os resultados ilustram as potencialidades dos enfoques de atitudes implícitas nos estudos da Psicologia Ambiental. Atitudes implícitas mostram correlações nulas a moderadas com comportamentos pro-ambientais. Baixas correlações são observadas entre atitudes implícitas e explícitas, embora a relação varie por domínio. Por outro lado, não há correlações entre diferentes medidas implícitas. Alguns estudos indicam que é possível produzir mudanças em um nível implícito. Limitações e futuras pesquisas são indicadas.

Palavras-chave : Psicologia Ambiental; cognição social; atitudes implícitas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License