SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Actitudes implícitas en Psicología Ambiental. Una revisión de literaturaFormación Profesional en una actividad vivencial en salud mental: Grupo Comunitario de Salud Mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

MACIAZEKI-GOMES, Rita de Cássia; TONELI, Maria Juracy Filgueiras; NOGUEIRA, Conceição  y  GRAVE, Rita. Ação política e produção de subjetividade: a herança de terra, trabalho e participação política na produção de um éthos agricultora. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 305-316. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190031.

Ancorado nos estudos de gênero e modos de subjetivação, este estudo analisa as intersecções entre ação política e subjetividade na produção de um éthos agricultora.O estudo contempla o mapeamento e a análise das narrativas de mulheres trabalhadoras rurais sobre os efeitos das experiências associadas aos espaços da casa, da propriedade e do movimento social. As análises produzidas expressam saberes e práticas ligadas às trajetórias de vida das mulheres na agricultura familiar, marcadas pela herança de terra, trabalho e participação política.A herança transmitida, de geração em geração, reporta a problematizações acerca das posições historicamente ocupadas pelas mulheres nas relações familiares e de trabalho. A participação no movimento social de mulheres rurais contribui para a produção de estratégias de resistência e criação, uma vez que potencializa a abertura de modos de vida outros, para além daqueles associados às atribuições normativas de gênero.

Palabras clave : gênero; trabalhadoras rurais; movimentos sociais; participação comunitária; produção de subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License