SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Ação política e produção de subjetividade: a herança de terra, trabalho e participação política na produção de um éthos agricultoraAvaliação da mentalidade sobre o estresse em amostra do Norte e Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PINHEIRO, Bruna Cardoso  e  CARDOSO, Cármen Lúcia. Formação profissional em uma atividade vivencial em saúde mental: Grupo Comunitário de Saúde Mental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 317-327. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190032.

Objetivou-se compreender as experiências de estudantes e profissionais em processo de formação com uma atividade vivencial em saúde mental, denominada Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) e os desdobramentos de sua apropriação no percurso de formação profissional. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como instrumento a entrevista aberta. Participaram cinco estudantes e 10 profissionais em formação de diferentes áreas da saúde. Para a análise utilizou-se o método de Análise de Conteúdo Temática. Foram elaboradas duas categorias: O lugar profissional no GCSM; A horizontalidade das relações no GCSM. Considera-se que a proposta vivencial, presente no modelo do GCSM apresenta contribuições tanto do ponto de vista técnico da formação, quanto em relação ao desenvolvimento humano dos profissionais. Destaca-se que este estudo traz avanços para se pensar a formação realizada em serviços-escola no campo da saúde mental e que tal compreensão pode colaborar com a consolidação do modelo psicossocial de atenção.

Palavras-chave : saúde mental; capacitação de recursos humanos em saúde; serviços de saúde mental; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License